quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pedro Seromenho na BE de Dume

A nossa biblioteca escolar promoveu , hoje, um encontro com o escritor/ilustrador Pedro Seromenho que veio apresentar o projecto RECICLOMANIA.
Este seu recente trabalho, composto de quatro livros: Maria Botelha – a garrafa aventura; Felismina Cartolina e João Papelão – uma paixão de papel e cartão; Chico Fantástico – super herói de plástico e O Palhaço Avaria e o planeta bateria, consegue, de um modo muito divertido, sensibilizar os alunos para a temática da reciclagem. O autor estabeleceu com os alunos uma verdadeira interação que, de certeza, contribuirá para a mudança de comportamentos junto das famílias, no que concerne à promoção da sustentabilidade ambiental.
Disponibilizamos algumas fotos deste encontro.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Livros da quadra natalícia

A BE disponibiliza para os seus leitores uma montra de livros alusivos à quadra natalícia que se aproxima.
Se ainda não conheces algum destes livros, vem à BE e requisita-os!
Boas leituras!...

Encontro com Pedro Seromenho na BE

No dia 30 de novembro, o escritor Pedro Seromenho estará na BE, durante a manhã, para apresentar a sua recente da coleção de livros infantis RECICLOMANIA.
Subordinado à temática da reciclagem, o escritor lança o desafio:
Tens a MANIA?
Se não tens, devias ter!
Reciclar é uma mania saudável e pode salvar o planeta!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Biblioteca Itinerante na EB1/JI de Navarra

Hoje, o projecto da Biblioteca Itinerante esteve na Escola EB1/JI de Navarra com a adaptação da história de António Torrado “Vem aí o ZÉ das Moscas”.
Disponibilizamos algumas fotos desta actividade.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Comemoração do S. Martinho

Hoje, todos os alunos estiveram na BE para comemorar o Dia de S. Martinho. Conforme o programa, assistiram a um PowerPoint sobre a Lenda de S. Martinho, ouviram a história da “Maria Castanha” e improvisaram a dramatização da Lenda de S. Martinho. Esta comemoração encerrou com as tradicionais castanhas assadas servidas a todos os alunos no refeitório da Escola.
Deste dia, temos a lamentar o mau tempo que impediu que o Jardim de Infância de Dume se associasse à nossa festa. Nesta altura, muito se fala do S. Martinho e, muitas vezes, as pessoas questionam-se sobre ele. Para facilitar a explicação, deixo aqui a Lenda de S. Martinho.
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Biblioteca Itinerante: “Vem aí o ZÉ das Moscas”

No âmbito da promoção do livro e da leitura, foi iniciado, no Agrupamento de Escolas de Palmeira, o projecto Biblioteca Itinerante.
A Escola EB1/JI de Pousada foi a primeira a ser contemplada com este projecto que levou às crianças deste estabelecimento de ensino a Hora do Conto, com a adaptação da história de António Torrado “Vem aí o ZÉ das Moscas”.
Os alunos gostaram desta narração que teve a produção e animação do professor Rui Serras, tendo o personagem principal, o “Zé das Moscas”, sido interpretado pelo professor Paulo Reis e cabendo o papel de narrador à professora Cândida Antunes.
Desta iniciativa, destacamos, ainda, o momento musical “A mosca Bzz Bzz”, superiormente interpretado pelo professor Rui Serras. Ao som da viola do professor Rui Serras, todos cantaram alegremente o refrão da canção.
Disponibilizamos algumas fotos desta actividade.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Entrega do prémio ao melhor leitor do mês de outubro

Hoje, procedeu-se à entrega do prémio às melhores leitoras do mês de outubro. As alunas do 4.º ano A, Marta Catarina Martins e Mariana Gomes, foram premiadas com a oferta de um livro. Parabéns!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Melhor leitor do mês de outubro

No mês de outubro, o prémio para o melhor leitor do mês foi para duas alunas do 4.º ano, turma A.
Damos os parabéns às alunas Marta Catarina Barroso Martins e Mariana Rodrigues Gomes. Disponibilizamos a sinopse do livro “O Ratinho Marinheiro” de Luísa Ducla Soares que foi lido por ambas as alunas. Texto narrativo em verso, cujo herói é, desde logo, introduzido pelo título, este livro é profusamente ilustrado, colocando em primeiro plano um pequeno animal antropomorfizado, que, embora seja terrestre, se sente irremediavelmente atraído pelo mar. A vida deste ratinho especial, que só tinha olhos para o vasto oceano, muda no dia em que encontra uma noz. Verdadeira peripécia, este achado motiva, ainda, o pequeno roedor a procurar os restantes elementos necessários à tão ambicionada viagem, fazendo, assim, o leitor assistir a uma transfiguração da realidade, pois o herói faz: da noz um barco, de palitos os remos, de uma folha uma vela e de uma rolha um banco. Principiada a aventura, o ratinho deslumbra-se com o «carrocel da ondulação» e com as ilhas que «nasciam (…) / no meio do mar / como grandes flores / a desabrochar…». Depara, porém, com um obstáculo perigoso, uma baleia, um ser gigantesco, com uma «bocarra» (substantivo no grau aumentativo, que contrasta com o diminutivo em que surge a designação do herói), que acaba por comê-lo sem piedade, muito à semelhança do que acontece com outras narrativas maravilhosas como a de Jonas e a Baleia, ou, até mesmo, com a do menino Grão-de-Milho, texto da tradição portuguesa em que o menino minúsculo também é engolido por uma vaca. Acumulam-se estruturas repetitivas, a traduzir a aflição vivida pelo ratinho que tenta corajosamente fugir de dentro da barriga da baleia. Consegue, por fim, salvar-se, cumprindo, finalmente, o seu sonho de ser marinheiro. Depois de tantos perigos, decide descansar das atribulações marítimas e ergue a sua casinha numa bela praia deserta. Com um final feliz e cómico, este livro parece não só incitar à coragem e à prossecução dos sonhos, mas também ajudar a conviver com o medo.

Comemoração do Halloween

A BE assinalou o Halloween com a visualização do filme “O Estranho Mundo de Jack”.Muitas das crianças também aproveitaram este dia para se mascararem com trajes alusivos a este dia.O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.