sexta-feira, 26 de março de 2010

Grupo de Cavaquinhos anima BE

Para encerrar este 2.º período, foi convidado para actuar na Biblioteca o Grupo de Cavaquinhos do 5.º ano da Escola Dr. Francisco Sanches.
Antes de se iniciar este espectáculo, o Professor Fernando Cardoso, coordenador deste grupo, falou aos alunos da música tradicional portuguesa, tendo enaltecido a importância desta por perpetuar a nossa identidade e memória cultural. Depois, apresentou o Grupo de Cavaquinhos, falou da viola braguesa, do cavaquinho e da concertina.
Com a Biblioteca cheia como um ovo, estes tocadores exímios animaram os professores e alunos de Dume com o “Hino do Cavaquinho”, “A Chula”, “O Vira”, “Água Leva o Regadinho”, entre outras. Foi, de facto, uma animação porque todos sem excepção dançaram. No final, os alunos queriam mais e, em coro, pediram “bis”.
Depois, a Mariana do 4.º ano, tocou, à guitarra, uma canção e a Maria Helena, do 1.º ano, também fez o mesmo com o seu violino.
Todos agradeceram a vinda à Biblioteca destes pequenos artistas porque permitiram-nos terminar este período em clima de alegria e de festa.
Vídeos: clique AQUI + AQUI

terça-feira, 23 de março de 2010

EB1 de Pousada visita BE

Hoje, foi a vez da última Escola Básica do Agrupamento vir à Biblioteca.
A turma do 4.º ano da EB1 de Pousada ficou a conhecer os diferentes espaços da Biblioteca e visualizou o filme da CDU.
A nossa turma do 4.º B presenteou-os com a história da “Carochinha” cantada.
Os alunos de Pousada ficaram muito contentes por terem estado na BE de Dume.

sábado, 20 de março de 2010

Páscoa Feliz

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

Hoje, na BE, comemorou-se antecipadamente o Dia Mundial da Poesia com duas sessões dinamizadas pelo Professor João Loureiro. Na 1.ª sessão, destinada aos 1.º e 2.º anos, o Professor João convidou alguns dos alunos a retirar duma taça poemas e a declamá-los. Na segunda sessão, dedicada aos 3.º e 4.º anos, os alunos também declamaram poemas. Depois, os Professores João, Paula, Alice, Luz, Manuela, Vera e Filomena, em jogral, declamaram um poema de Maria Luísa Lamela. Foi um verdadeiro hino à poesia e um momento muito emocionante!
E, porque hoje também era um dia especial para os pais, foram-lhes dedicados alguns poemas e cantou-se a canção “Gosto muito do meu Pai”.
O Professor João terminou esta sessão dizendo que “a Poesia é festa”. E foi mesmo uma festa! Uma festa à Poesia muito “fixe”, acharam eles e nós também!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Professor Paulo Reis anima Hora do Conto

Hoje, dia 17, o Professor Paulo Reis apresentou a história do “Livro Suspenso” aos alunos dos 1.º e 2.º anos. Em seguida, leu-lhes a história “A Gata Gatilde”.
No final, a professora bibliotecária relembrou as regras básicas do correcto manuseamento dos livros.


História do Livro Activo


terça-feira, 16 de março de 2010

BE animada com figuras da Disney

O cantinho da “Hora do conto” foi decorado com heróis da Disney, graças ao professor Rui Serras (docente de EVT da EB 2,3 de Palmeira) a quem estamos muito agradecidos.
Todos foram unânimes em afirmar que a Biblioteca está agora ainda mais agradável!
Da parte de todos os utilizadores da BE de Dume, um grande bem haja!

quarta-feira, 10 de março de 2010

EB1 de Navarra e de Crespos na BE

Hoje, a Biblioteca foi visitada pelos alunos das escolas EB1 de Navarra e EB1 de Crespos. Além de terem comprado livros na Feira do Livro, os alunos aproveitaram para jogar nos computadores, ouvir MP3 e até ver o início do filme "Shrek 2".
Disseram que foi uma manhã bem passada e lamentaram não ter uma biblioteca nas suas escolas.

terça-feira, 9 de março de 2010

EB1’s do Agrupamento visitam Biblioteca

Está a decorrer na Biblioteca de Dume a Feira do Livro. Hoje, foi um dia especial porque recebemos a visita dos alunos da Escola EB1 da Ortigueira, da EB1 de Coucinheiro, da EB1 Bracara Augusta, da EB1 da Presa e da EB1 da Eira Velha.
Para além de terem conhecido o espaço da Biblioteca e de terem visionado o filme da Classificação Decimal Universal, também visitaram a Feira do Livro.
No final, todos os alunos tiveram direito “a um miminho” oferecido pela Biblioteca: um marcador de livros feito especialmente para este dia.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Encerramento da Semana da Leitura

Hoje, e para terminar em beleza o nosso programa da Semana da Leitura, a professora Sami surpreendeu, mais uma vez, os alunos dos 3.º e 4.º anos com a leitura de mais uma bela história da sua autoria. Depois, a Biblioteca encheu-se de alegria porque esta escritora convidou os alunos a cantar uma canção. Para terminar esta semana recheada de actividades dedicadas à leitura, foi feita uma largada de balões com frases alusivas à leitura.
Tudo feito em clima de festa e os alunos adoraram!



Largada de balões com frases alusivas à leitura.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Feira do Livro


“O Coelhinho Branco” seduz alunos

Hoje, dia 4 de Março, os alunos dos 2.º anos apresentaram o teatro de fantoches “O Coelhinho Branco” para as crianças do Jardim de Infância de Dume. Enquanto esperavam pelos alunos da Educação Especial da Escola EB 2,3 de Palmeira, a Educadora Irene propôs que se cantassem algumas canções, nomeadamente a canção “O Coelhinho Branco”.
Quando chegaram os alunos da Educação Especial, iniciou-se a representação do teatro de fantoches.
Com os copos de pipocas nas mãos, os alunos não tiraram os olhos do “Fantocheiro” e pediram que a peça fosse novamente apresentada.
Houve quem dissesse que a Biblioteca parecia uma sala de teatro!

“O Coelhinho Branco”

quarta-feira, 3 de março de 2010

Semana da Leitura

Hoje, dia 3 de Março, e de acordo com o programa, o Professor e Escritor António Sousa leu o conto da sua autoria “Pedro e a Bola Mágica” para os alunos dos quartos anos.
Para além de ter declamado poemas também da sua autoria, encorajou os alunos à leitura e entregou o prémio à melhor leitora do mês de Fevereiro.
Posteriormente, o senhor Joaquim, um avô convidado, leu um conto de Grimm aos alunos dos 1.º, 2.º e 4.º anos.
De seguida, este avô de uma aluna do 4.º ano, contou a história cativante da sua vida que muito deliciou os alunos.
Finalmente, o Senhor Rocha, membro da Direcção da Associação de Pais e da Junta de Freguesia de Dume, leu a fábula “A Lebre e a Tartaruga”.
Obrigada pelas leituras que fizeram para os nossos alunos e, também, pela lição de vida que lhes proporcionaram.
Eis as fotos.

terça-feira, 2 de março de 2010

Semana da Leitura

Hoje, e de acordo com o programa, o Professor Paulo Reis contou aos alunos dos 1.º e 2.º anos as histórias “Quiquiriqui”, “Ovelhinha dá-me lã” e “Mil beijinhos para…”.
Em seguida, o Encarregado de Educação Senhor Rocha leu para os alunos dos 3.º anos um conto de Grimm. Como os alunos gostaram muito e pediram-lhe mais, leu, ainda, “A Galinha dos Ovos de Ouro” e “Frei João Sem Cuidados”.
Veja as fotografias deste dia.



“Quiquiriqui”

Melhor Leitor do Mês

Os melhores leitores do mês de Fevereiro foram:

1.º - Bruna Filipa Gomes – 2.ºA
2.º - Márcia Sofia Rodrigues – 2.ºA
3.º - Sara Filipa Braga – 2.ºA